Punctuation Matters

Ago 8, 2019 | Design Matters, Findings, Insights

Design de Comunicação não é propriamente “desenhos e rabiscos”.

O texto é um elemento fundamental da mensagem que desejamos transmitir. É a alma da mensagem. A pontuação é a parte que pode alterar o seu significado e, por isso, é importante.

Nos meus tempos de liceu, só gostava de aulas de desenho e ficava realmente irritada se a professora não aparecesse. Claro que também apreciava um furo a meio da manhã… mas preferia que esse furo fosse de uma aula de português, por exemplo, que – essa sim, ia muito para além daquilo que se apelida de “aula chata”, aliás era para mim um verdadeiro martírio!

Mas naquela época eu ainda não entendia os benefícios de uma aula de português…

Só após alguns anos a trabalhar em publicidade percebi (porque nunca pensei neste assunto antes) algo que era óbvio: ter um emprego na comunicação obriga-nos a lidar diariamente com o português escrito e falado.

Vou fazer-lhe uma pergunta: já viu algum anúncio numa revista que não tivesse qualquer tipo de texto? Ou um anúncio de televisão sem texto ou slogan? … Bem, talvez já tenha visto algum da Nike ou outra marca de renome, mas essas são excepções muito muito raras 🙂

A maioria dos designers que eu conheço na área de comunicação visual (diretores de arte, designers de comunicação, videógrafos, etc.) não se importam com textos para nada, porque – dizem eles – não é uma tarefa sua: “O cliente é quem tem que me dar os textos” ou “o copywriter é que tem que os fazer!”.

Essa renúncia completa de responsabilidades quando se trata de escrever sempre me confundiu, porque, mesmo assim, sempre dei a minha opinião sobre os textos que estariam nos meus trabalhos de design e publicidade. Na verdade, há muitos anos que escrevo os títulos, os slogans, as assinaturas e o conteúdo do meu trabalho por conta própria, sejam anúncios de imprensa, filmes, sites, marcas ou outros.

Para mim, “Comunicação” é comunicar por completo. O texto é uma parte fundamental da mensagem que desejamos transmitir. O texto é, muitas vezes, a alma da mensagem. A escrita criativa na publicidade pode ser muito divertida se lhe dermos uma oportunidade. A pontuação é apenas um belo detalhe:

Vamos comer pai.
Vamos comer, pai.