Type Matters

Ago 8, 2019 | Design Matters, Insights

O tipo de letra define o significado de uma palavra ou de um texto.

Antes de continuar ler este artigo, FAÇA O SEGUINTE EXERCÍCIO:

Identifique na imagem acima qual é o mais barato e qual é o mais caro.

Se é europeu ou americano, provavelmente escolheu a tipografia “FAT” como a mais barata. Isto porque já se habituou a ver estas letras gordas nas vitrines das lojas e nos panfletos promocionais de supermercados a “gritar”: “- Descontos! Saldos! Promoções!”.

Considerando o velho estigma pavloviano, somos animais que aprendem através do hábito e da repetição. Até certo ponto, isso é o que nos torna uma comunidade: porque partilhamos um número ilimitado de experiências e conhecimentos. Essa bagagem é armazenada nos nossos cérebros e qualquer bom designer sabe – e usa – isso a seu favor.

Ao desenvolver um cartaz, por exemplo, o designer tem à disposição milhares de tipografias e terá que escolher apenas uma ou duas. Há fontes sofisticadas e elegantes, infantis e divertidas, perspicazes e rígidas, humanas e espontâneas, tecnológicas, clássicas… e muitas mais.

Numa comunicação de marketing eficaz, são escolhidas, geralmente, as fontes mais adequadas para a mensagem a ser divulgada. Cada tipo de letra tem o seu próprio estilo e tom e a sua escolha não pode ser deixada ao acaso. Da mesma forma que a cor, o tamanho e o espaçamento podem também ser trabalhados para enfatizar ou suavizar as suas características únicas.

O Design de Comunicação é feito de pequenos detalhes. A escolha da tipografia é apenas uma delas.