fbpx

Kerning Matters

Dez 10, 2019 | Design Matters

As letras também precisam de espaço para respirar, ok?

“Kerning” é o termo técnico que se refere ao espaço existente entre as letras de um tipo de letra. Os designers podem editar este espaçamento para criar diferentes estilos e sensações. E, claro, tudo o que pode ser usado para melhorar também pode ser usado para danificar. A imagem acima ilustra bem esta afirmação.

Afinal, quando estamos a ler algo à pressa (como acontece com frequência quando se trata de publicidade e design), é muito fácil confundir uma palavra com a outra. Tal como trabalhamos a hierarquia do texto e o tamanho da fonte, o kerning é também um elemento que causa algum impacto.

O Primeiro impacto

Existem muitas grandes marcas por aí que usam tipografias existentes para os seus logotipos. O Facebook é uma delas. Mas não usaram a fonte tal e qual como era e pronto!

Em vez disso, alteraram o kerning para transformá-la em algo único.

A simples ação de aproximar ou separar letras pode criar um logotipo ou título reconhecível. Cria de imediato um grande impacto.

Legibilidade do texto

Quando estamos a ler, não gostamos de o fazer com dificuldade. Nem nós, nem ninguém. Portanto, ao escrever os nossos próprios textos, não nos podemos esquecer 

de torná-los claros e acessíveis. Se as palavras estiverem muito próximas umas das outras, vão tornar-se confusas e, se estiverem muito separadas, terão um ritmo mais lento.

Economizar tempo

Às vezes, duas letras não encaixam muito bem juntas, e reparar nelas, por mais curtas que sejam, obriga-nos a parar. E isso não é o ideal. Quando estamos a ler um texto, queremos manter-nos concentrados. Não é suposto prestar atenção à forma das letras, mas ao conteúdo que está a ser transmitido e, às vezes, o espaçamento errado entre elas pode ser uma distracção.

Ter um bom kerning é, por si só, uma ferramenta eficaz para fazer com que o leitor permaneça focado nos seus textos e, desta forma, transmita a mensagem sem problemas, tornando-a mais rápida e fácil de ler.

Não se esqueça: se não for fácil de ler, não será lido.

[jetpack-related-posts]