fbpx

Por que razão deve ter a sua própria marca?

Dez 17, 2019 | Insights

Trabalha anos a fio na indústria a fazer os melhores produtos e os seus clientes é que ficam com os os créditos? O reconhecimento público fica associado à marca dos seus clientes e, mais do que tudo, a grande fatia do dinheiro vai para a marca e não para quem si, que de facto é quem realmente produz.

Quantas vezes já se perguntou como seria se, também você, tivesse a sua própria marca? Quantas vezes não imaginou ver o seu nome impresso e exposto aos quatro ventos? Quão bom seria ter esse sentimento de orgulho e missão cumprida? E quão bom seria ter, não só a “grande fatia do bolo” mas sim, “o bolo todo”?

why-you-should-build-your-own-brand

 

Se é fabricante para outras marcas, tem à sua disposição a maquinaria e o conhecimento para produzir os melhores produtos, sem depender de ninguém. Já pensou que o que faz os outros, podia fazer para si.

Já pensou em criar uma marca própria?

Construir uma marca é como construir uma casa: Onde a vamos construir? Que pessoas vão morar nela? Por que razão vamos fazê-la? Vai precisar de jardim? Vais ter garagem?

Tudo irá depender dos nossos objectivos. Queremos uma casa para morar a vida inteira? Com boas condições? Terá bons acabamentos? Vai ser para vender?

Isto exige planeamento, tal como uma marca: é necessário perceber o seu propósito, os seus clientes, quais os problemas que a marca vai resolver, que características vai ter, como se vai chamar e porquê…

Que benefícios a criação de uma marca própria podem trazer ao seu negócio:

A título de exemplo, vamos considerar que você é fabricante de hastes de óculos de sol: imaginemos que produz e vende as suas hastes a 5€ e que, por sua vez, a marca que as compra vende o produto final – os óculos de sol – a 150€. 

Você – o produtor – não pode deixar de pensar que “Se eu tivesse uma marca, podia ganhar muito mais dinheiro!”

Esta é uma das vantagens em ter uma marca própria: aumentar a margem de lucro com um produto que já produz na sua empresa. Mas há mais:

Independência

Com uma marca própria não fica tão dependente dos seus clientes. Pelo contrário, irá depender ainda mais de si, do seu trabalho e esforço;

 
Orgulho

Se tiver a sua marca, está a construir o seu próprio futuro, nos seus próprios termos. O sucesso e os elogios terão o seu nome escrito. Não é fácil de medir, mas é fácil de sentir.

Mas nem tudo são rosas:

Antes de avançar com a criação da sua marca há que ter em conta o seguinte:

  • Existe sempre um risco associado: a marca pode resultar ou não; Isto depende de muitos fatores: Plano de marketing adequado, time-to-market adequado, procura suficiente, etc.
  • Existe um investimento extra que está associado ao branding, à logística (lojas físicas ou online ou distribuidores), packaging e na comunicação desta nova marca; E convém fazê-lo bem à primeira.

 

Se estiver a pensar em criar uma marca própria a 67 pode dar uma ajuda:

  • Consultoria estratégica – para o ajudar a identificar os passos certos a dar na construção da sua marca própria;
  • Branding – construção da marca e dos seus materiais de comunicação.
  • Promoção da marca em si, através do marketing e publicidade.

Escreva-nos para info@67.pt ou contacte-nos através do telefone: +351 22 317 0101.

[jetpack-related-posts]