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A cor importa

Dez 27, 2019 | Design Matters

Ao alterar as cores, o significado também se altera.

É incrível o que se pode conseguir na comunicação, utilizando cores. As cores despertam sentimentos e memórias na nossa mente e estabelecem conexões com experiências que conhecemos. Cabe a quem constrói a comunicação ter um conhecimento prévio e saber usá-la a seu favor, provocando no consumidor as reações que deseja. Às vezes, parece que uma cor foi escolhida aleatoriamente, mas isso raramente acontece. As cores, assim como todos os outros elementos de um logotipo, são cuidadosamente escolhidas para produzir a interpretação desejada.

O azul, por exemplo, costuma ser utilizado para transmitir confiança por marcas mais conservadoras. Também é uma cor viciante, e podemos encontrar muitos exemplos em várias redes sociais – onde passamos horas a fio durante a semana – (facebook, twitter, linkedin, tumblr, etc).

Por outro lado, o vermelho é estimulante e apaixonante. Cria uma sensação de urgência, tornando-se uma cor popular para as vendas. Também incentiva o apetite, tornando-se uma cor ideal para marcas de fast-food como McDonalds, Pizza Hut, KFC, etc.

Os verdes são saudáveis e ecológicos, harmoniosos e orgânicos. O preto é autoritário, forte e elegante. Os amarelos são alegres e impulsivos, e os brancos são limpos e modernos.

Conhecer a teoria das cores, ou até mesmo estar ciente das sensações que diferentes cores produzem em nós, pode ser usado a nosso favor.

Mas cuidado: a cor pode ter diferentes significados em diferentes lugares e, antes de usá-la, deve estar ciente disso. Por exemplo, na China, o verde tem conotações mais negativas do que positivas.

As marcas fazem isso para se explicar de forma mais eficiente … e os consumidores apreciam a clareza da comunicação.

Sem mal-entendidos, todos saem a ganhar.

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