fbpx

Como é que uma estratégia de redes sociais pode ajudar a sua empresa? 6 coisas que deve fazer

Mar 3, 2020 | Insights

falámos das vantagens do seu negócio ter uma presença online. Mas, nas próximas linhas, dizemos-lhe que uma boa presença online também passa por ter uma estratégia de redes sociais forte e bem pensada. Porquê? Porque o seu público-alvo está nas redes sociais e isso é importante para o seu negócio prosperar na esfera digital.

como-e-que-uma-estrategia-de-redes-sociais-pode-ajudar-a-sua-empresa-6-coisas-que-deve-fazer

Como? Considerando os 6 passos que apresentamos a seguir. 

1. Definir quais os objectivos da sua estratégia

Uma estratégia de redes sociais não serve apenas para dar visibilidade ao seu negócio ou marca. Serve também para trabalhar a imagem, através de uma interacção coerente nas redes sociais. Os seus objectivos podem ser:

  • Melhorar o contacto com os clientes
  • Aumentar a presença na Web
  • Melhorar as vendas
  • Fidelizar clientes
  • Trabalhar o lado emocional da marca

 

2. Saber para quem está a comunicar

Para a sua estratégia funcionar, é necessário saber para quem está a comunicar: quem é a sua audiência, qual a idade, área de profissão, interesses, estudos, etc. Isto pode determinar a forma como comunica, a nível de linguagem e tom: pode ser mais informal ou menos informal, conforme a identidade da sua marca e o seu público-alvo.

 

3. Ter uma planificação para cada rede

As redes sociais são distintas e têm públicos também distintos, pelo que, na sua estratégia, deverá ter em conta as características de cada uma. Isto é, deve fazer uma planificação dirigida a cada rede social; perceber qual a frequência de publicação para cada rede; as melhores horas para atingir o maior número de utilizadores e que tipo de conteúdo funciona melhor em cada rede. Claro que não existe uma fórmula mágica que funcione para todos os tipos de negócio. Pelo contrário, para além de planificar deve perceber, ao longo do tempo, o que funciona melhor para a sua marca ou negócio, e ir ajustando. 

Para além disso, não necessita estar presente em todas as redes sociais. Saiba quais poderão favorecer o seu negócio, tendo em conta as características de cada rede:

  • Facebook: existem 2 biliões de utilizadores, portanto é muito provável que a sua audiência também esteja nesta rede social;
  • Instagram: a maior parte dos utilizadores têm menos de 35 anos; é uma rede que dá primazia ao visual e à imagem;
  • Twitter: onde é possível participar nas conversas e temas a nível mundial, quer sociais, políticos, culturais ou económicos;
  • Linkedin: dedicada ao mundo profissional, é ideal para estabelecer contactos a nível profissional, especialmente no meio industrial.

 

Para além disso, de forma a favorecer o crescimento e prestígio da sua marca nas redes sociais, é necessário ter em conta a frequência de publicação ideal para cada rede – uma estimativa, segundo Neil Patel:

  • Facebook: várias vezes por dia
  • Instagram: uma vez por dia
  • Twitter: três vezes por dia
  • Linkedin: 1 vez por semana

 

4. Criar conteúdos com valor acrescentado, para cada rede

Efectivamente, o conteúdo que partilhar é fundamental para atingir os melhores resultados possíveis nas redes sociais. Não basta partilhar por partilhar. É necessário perceber o que é que a sua audiência precisa. É também fundamental mantê-la entretida e interessada, com conteúdo que acrescente algum valor e se destaque perante todos os conteúdos partilhados a cada segundo nas redes sociais.

Saber quais as tendências actuais é uma vantagem. Por isso, existem ferramentas como o Google Trends que o ajudam a perceber o que está em alta. 

No entanto, deve criar o conteúdo certo para cada rede social. Por exemplo, se quiser partilhar um artigo do seu blog no Instagram, talvez deva considerar utilizar uma imagem ou uma infografia para tal, visto a importância da imagem nesta rede social.

 

5. Ser consistente, transparente e humano

Os utilizadores das redes sociais gostam de saber com o que contam. Sabem que consistência e coerência são um forte indicativo de uma marca ou negócio profissionais e de confiança. Neste sentido, a descrição do seu negócio deverá ser o mesmo em todas as redes sociais – adaptando-se ao número de caracteres disponíveis. Isso demonstra uma preocupação e profissionalismo por parte do negócio. A consistência é também válida a nível gráfico: utilize as mesmas imagens de perfil para as redes sociais. Desta forma, os utilizadores conseguem identificar mais facilmente a presença da sua marca nos diferentes canais.

Para além disso, pode e deve mostrar “os bastidores” da sua empresa. E seja transparente. Não demonstre ser aquilo que não é. As pessoas gostam de autenticidade e ficam entretidas quando conhecem um pouco mais da marca ou negócio que lhes captou a atenção.

Idealmente, automatizar os processos de publicação será o melhor a fazer quando se gerem vários canais. No entanto, o segredo está em humanizar as publicações o mais possível. É importante estabelecer uma conexão emocional com os utilizadores e possíveis clientes.

 

6. Perceber o impacto das suas publicações

Para além da interacção com os utilizadores – através da resposta a comentários, realização de sorteios, partilha dos conteúdos dos seus seguidores, etc. – , para perceber se a sua estratégia está a funcionar, é necessário perceber qual o impacto das suas publicações.

Actualmente, todas as redes sociais têm métricas que o ajudam a perceber qual o alcance da sua publicação, bem como o nível de interacção. Desta forma, poderá investir no tipo de conteúdo que tiver mais sucesso em cada rede social.

Assim, poderá ir ajustando a sua estratégia e, desta forma, obter melhores resultados.

 

Se precisar de ajuda, fale connosco. Se não sabe muito bem por onde começar, comece por nos enviar um e-mail para info@67.com ou contacte-nos através do telefone: +351 223 170 101.

[jetpack-related-posts]