fbpx

A fonte importa

Dez 17, 2020 | Design Matters

De que forma é que diz esta palavra?

font-matters

A escolha de uma fonte até pode parecer irrelevante, mas a verdade é que tem um grande impacto no design.

Pense nos frascos de champô para homens e mulheres, por exemplo. As tipografias nos rótulos são completamente diferentes dentro da mesma marca. Para produtos masculinos, são utilizadas formas mais quadradas e mais angulares, enquanto os produtos femininos primam pela leveza de curvas e cores suaves.

Isto acontece porque formas diferentes criam em nós associações distintas. Quando queremos transmitir algo suave, não faz sentido usar uma fonte nítida e repleta de arestas. Geralmente, associamos suavidade com tipografias mais arredondadas e uma aparência mais clara.

O ser humano gosta de consistência, e todos nós temos uma linguagem visual que é universal e, por isso, fácil de trabalhar. Geralmente, é melhor evitar um design que seja contraditório com as características do produto.

Através da fonte, pode dizer-se muito sobre um produto. É elegante e fino ou atrevido e impactante? É moderno, clássico ou vintage? Transmite uma sensação, uma textura, um sentimento ou o objetivo é ser neutro e profissional? Estas sensações são programadas em nós de uma maneira quase instintiva, levando-nos a diferentes impressões de uma marca ou produto – impressões que na maioria das vezes acabam por ser bastante precisas.

Seja lógico nas suas opções de design. Mantenha-se fiel à natureza do que está a tentar vender, desta forma está a torná-lo mais claro e acessível ao consumidor.

Escreva-nos um e-mail para falarmos sobre o seu negócio e de que forma o poderemos ajudar: info@67.pt.

[jetpack-related-posts]